Como transformar um móvel em 5 passos
Quem me acompanha pelo Instagram (quem não acompanha, pode fazê-lo aqui) já sabe que os últimos dias têm sido dedicados à restauração de um móvel antigo.
A minha mãe andava com ideias de remodelar a entrada da nossa casa e desejava comprar uns móveis novos. Mas eu, como grande idiota que sou ( ahaha ) e inspirando-me nos trabalhos de bricolage realizados pela minha prima Marta, lembrei-me que cá em casa tinhamos dois móveis antigos guardados num canto que, remodelados, poderiam fazer toda a diferença na nossa entrada. E é que fez mesmo. Todos gostámos muito do resultado final.
Antes: este é o móvel que ainda falta restaurar. No entanto, o outro era semelhante, com a diferença que, em vez da abertura, tinha gavetas.
Depois: eis o resultado final.
Para saberem como chegámos até aqui, continuem a ler.
1. Compra do material
O primeiro passo foi comprar o material. Duas latas de tinta (aqui o difícil foi escolher a cor), lixa, dois pincéis e diluente. Tudo isto não passou os trinta e poucos euros (e com isto, restáuramos este móvel e ainda vamos fazê-lo com outro semelhante!). Como veêm, não é preciso fazer um gasto muito elevado para, por vezes, remodelar determinados pormenores da nossa casa.
2. Lixar o móvel
Esta tarefa coube ao meu pai. O tampo deu mais trabalho porque era o que estava em pior estado. Retirou-se toda a placa de brilho por cima, levando o armário até à madeira pura.
3. Pintar a primeira vez
A primeira pintura coube ao P. Foi feita muito ao de leve, para que a madeira absorvesse a tinta. Diluímos a tinta em água, para que ficasse mais líquida e rendesse mais.
4. Remover imperfeições
Depois da primeira pintura, voltei a passar a lixa para remover pequenas bolhas e retirar algum pó. Desta vez, este trabalho foi feito com muita leveza porque agora a ideia já não era lixar totalmente, mas sim diminuir possíveis relevos.
5. Pintura final
Por fim, levei a cabo a pintura final. Já sem ser diluída, espalhei a tinta por todo o móvel com o máximo de cuidado possível, a fim de cobrir todos os cantos (estes móveis antigos são cheios de pormenores!). Depois, foi só deixar secar - a parte boa é que a tinta era de secagem rápida - e colocar no respetivo sítio!
Não é assim tão dificil, pois não?