Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Neta da Luísa

A Neta da Luísa chama-se Bárbara. Tem 23 anos e um gosto incalculável pela escrita, moda, lifestyle e beleza. Não é uma expert em nenhum dos assuntos, mas tem uma paixão imensa por todos eles.

A Neta da Luísa

Os meus 6 lanches | pequenos-almoços (saudáveis)

Como já expliquei aqui diversas vezes, tenho tentado fazer escolhas mais saudáveis no que se refere à alimentação. Nem sempre é fácil, principalmente nos dias de maior stress em que, para mim, se torna muito mais fácil fugir às melhores opções alimentares. Os pequenos almoços e lanches, mais que os almoços e jantares, sempre foram problemáticos para mim. Tinha uma dificuldade imensa em dizer não aos cereais carregados de açúcar que tinha cá em casa, ou ás tostas mistas diárias acompanhadas de leite achocolatado. Felizmente, tenho conseguido continuar a tirar prazer destas refeições, apesar de agora investir em alimentos menos processados e em refeições que não me façam sentir tão culpada. É neste sentido que acho importante trazer-vos os meus snacks favoritos ultimamente. Por isso, se querem saber o que me tem levado aos céus sem pôr em causa a minha saúde, continuem a ler. 

 

Design sem nome (5).png

 

 

1. Waffles de aveia

 

Faço a massa dos waffles da mesma forma que faço a das panquecas: tudo a olho, num copo triturador. Uso apenas aveia, leite (neste caso, leite de aveia) e ás vezes banana e linhaça, conforme os apetites. Não sou muito de seguir receitas, gosto de fazer as minhas próprias experiências e testar combinações, conforme o que me apetece na altura. 

A máquina dos waffles foi uma excelente aquisição que fiz no Lidl, por apenas 12,99€. O prato fica sempre bonito e possibilita-nos fazer inúmeras combinações ao nível dos toppings. 

 

2. Torradas e leite com café

 

Este pode não ser o pequeno almoço mais saudável do mundo mas é, sem dúvida, altamente reconfortante. Opto sempre por pão integral, de cereais ou de mistura, torro e barro com manteiga magra ou manteiga de soja, conforme o que tiver em casa. Na bebida, utilizo leite magro e café 100%, que adoço com stevia ou adoçante. Por norma, este é sempre o meu pequeno almoço quando entro às 6h30 da manhã, já que é rápido de fazer e dá-me motivação para acordar ainda de noite. 

 

3. Iogurte grego

 

Ultimamente e, principalmente agora que o tempo já não se faz sentir tão frio, as combinações com iogurte grego ligueiro, cujas embalagens de litro costumo comprar no Lidl, costumam ser frequentes. A base é sempre iogurte sendo que, por vezes, junto uma colher de café de doce sem adição de açúcares, apenas para cortar o ácido do iogurte. No entanto, ultimamente nem isso tenho feito - acho que já me habituei ao sabor. Por cima, faço inúmeras combinações. Junto pedaços de chocolate negro, muesli biológico, banana, canela, kiwi, frutos secos... É conforme os dias. Este tipo de lanche permite-nos dar asas à imaginação e fazer imensas combinações. Já experimentaram iogurte grego natural coberto de gelatina? É óptimo!

 

4. Panquecas de aveia 

 

Para quando apetece algo parecido com uma gordice, as panquecas são uma óptima opção. A massa é sempre feita com aveia, leite e linhaça (ou ovos e banana), ás vezes. O bom destas massas é que basta juntar tudo e triturar para, depois, pôr na frigideira. Por cima gosto de colocar rodelas de banana com canela e um fio de mel caseiro. Optem por uma frigideira anti-aderente, assim escusam de usar gordura. Em último caso, coloquem uma gotinha de óleo de côco.

 

5. Papas de aveia

 

Como já devem ter reparado, ultimamente a aveia é a minha melhor amiga cá em casa. Serve-me para a maioria das minhas refeições e é altamente saciante, para além de ajudar na redução do colesterol (que, infelizmente, já dá sinais de vida no meu corpinho). É super barata (uma embalagem de 500 gr, no Lidl, custa cerca de 0,50€, se não estou em erro e dá para imensas vezes!). Para fazer as papas uso diferentes ingredientes, conforme o que me apetece. Hoje, por exemplo, fiz umas para o pequeno almoço que me arrisco a dizer que foram as melhores que já comi. Coloquei num tacho flocos de aveia, leite de soja com chocolate, um ovo e água. Deixei cozinhar muito bem enquanto ia mexendo, até ficar uma mistura homogénea e cremosa. Foi só por na taça e acrescentar o muesli biológico de chocolate do Lidl e umas rodelas de banana. Babei-me! Estavam deliciosas. E se, antes, comer papas de aveia não me dava qualquer prazer... Agora começa a ser uma verdadeira perdição. Acho que lhe apanhei o jeito!

 

6. Pão com queijo magro e cevada

 

Tento comer pão apenas de manhã, ao pequeno almoço, uma vez que, por norma, reduzo os hidratos à medida que o dia se aproxima do fim e já não necessito de tanta energia. No entanto, há dias de maior stress, em que não temos paciência para elaborar muito na cozinha e nos apetece algo verdadeiramente "familiar". Ontem , por exemplo, o meu lanche foi bola de mistura com queijo baixo em gordura, com cevada 100% a acompanhar (tento não beber leite a mais que uma refeição e, por norma, quando me apetece uma bebida quente à tarde, opto por cevada ou chá). O pão compro também no Lidl - é pequeno, bastante escurinho e, portanto, faz com que o estrago não seja tão violento.

 

Para acompanharem diariamente as minhas invenções culinárias, acompanhem o meu instagram e a minha página do facebook. Lá, estarão sempre a par de tudo... incluindo dos meus devaneios alimentares! 

 

Quais são as vossas opções saudáveis? Dêem-me as vossas sugestões. Preciso de novas ideias!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.